sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A novela do Xixi e do Cocô parte... (já perdi as contas). PRECISO DE AJUDA!!!


Genteeeeeeeeeee ninguém me disse que educar um cão seria tão difícil (imagina como deve ser educar um a pessoa... ai que medo de ser mãe!!! rsrs). Ok ok, me disseram sim... mas não tinha noção de que seria tão difícil assim... As dúvidas são muitas e crescem a cada dia.

Dia desses descobri que estava fazendo a técnica do confinamento completamente errado! Eu li detalhadamente como é a forma correta de fazer no blog "Mães de Yorkshire" e descobri que só podia tirá-la do confinamento por no máximo 20 minutos, para brincar, depois de fazer as necessidades, pois esse é o tempo de a bexiga se encher novamente... agora acho que não posso mais fazer isso... ela já está acostumada a ficar bastante tempo fora do quartinho e ficará super triste se eu deixá-la lá tanto tempo.

Então continuo fazendo como antes... sempre que ela faz xixi ou cocô no lugar errado, dou uma bronca nela, batendo o chinelo no chão para fazer bem barulho dou uns tapinhas no bumbunzinho dela, bem fraquinho, coloco ela para cheirar o xixi ou o cocô (sem esfregar o focinho) e depois coloco ela em cima do Pipi Dollys dizendo com carinho... xixi (ou cocô a depender do caso) aqui!

Ela já sabe que fez coisa errada quando faz no lugar errado, tanto que já começa a ficar toda desconfiada e quando nos aproximamos dela, ela sai correndo, as vezes se esconde embaixo da cama e as vezes embaixo da mesa... e fica andando de ré quando nos aproximamos ainda mais para pegá-la! Sabe que levará bronca... O grande problema é que a cada dia ela se recusa mais a fazer as necessidades no Pipi Dollys, geralmente ela fica se prendendo até eu soltá-la!

O pior é que estou achando que ela pensa que fazer xixi e cocô é errado independente de onde, pois hoje pela manhã, quando ela, depois de dias, fez o cocôzinho no Pipi Dollys, fui pegá-la no quarto quando ela acordou e ela estava toda desconfiada, primeiro se escondeu e depois veio chegando bem devagarzinho quando a chamei! Quando vi o cocozinho, percebi o motivo e fiz festinha apontando para ele. Além disso, mesmo que ela esteja no quartinho, no Pipi Dollys, quando está começando a fazer o "trabalhinho" e me vê ela pára e não volta a fazer.
Não sei se estou fazendo alguma coisa errada ou se essa é uma fase normal do processo de aprendizagem, estou fazendo exatamente como me ensinaram, mas morro de medo de ela ficar se prendendo e isso prejudicar ela... o que faço gente??? Isso é normal??? Preciso de ajuda!

Ontem Nessie começou a tossir... na verdade ela já dava umas tossidinhas há algum tempo, mas ontem piorou, começou a ser mais frequente. Fiquei com medo de ter sido por que fiquei com ela no meu quarto pela manhã (mas eu coloquei uma blusinha nela e a cobri com uma toalhinha). Quando Tosse parece que ela está engasgando e as vezes parece que está ronronando como gato, sabe? Hoje acordei cedo preocupada com ela por causa disso, mas ela está bem agitadinha como sempre então vou esperar até segunda, quando vou levá-la de qq forma para tomar vacina, banho e para fazer um exame da pele e vou aproveitar para conversar sobre isso com a vet. De qq forma, não vou mais deixá-la no ar condicionado...

Minha filhotinha está uma espoleta!!!!!!!!!! Acho que ela é hiperativa não pára um momento sequer, só mesmo quando está muito cansadinha ou quando paramos de brincar com ela e vamos fazer outra coisa, ignorando-a, que ela se deita e fica quietinha, mas é uma princesa...
todos que a conhecem se apaixonam, ela parece uma bichinho de pelúcia, é super dengosa e manhosa... amooooooooooo!

Em breve poderei passear com ela!!! Yey! Sei que ela vai amar gastar a energia dela passeando pelas pracinha e fazendo amiguinhos de 4 patas!!! Não vejo a hora!


9 comentários:

Mi disse...

Hahahahaha... É normal, Flavinha! Fique tranquila! Aqui em casa Dudu demorou um bocado pra aprender e qdo aprender a mijar de pata levantada foi outro stress!
Becky foi mais fácil pq seguia Dudu, não precisei ensinar...
Sobre o ar condicionado... Aqui não é problema... Eles dormem no ar desde sempre e adoram! ALiás, ficam pedindo pra gente ligar o ar qdo começam a sentir sono.
E os passeios, se prepare! Dudu foi mais light, mas Becky parecia uma mula chucra dando pinote e não descia escada nem a pau! Demorou um tempo pra aprender, mas dps que aprendeu, aprendeu até os escândalos típicos de Dudu... Afff! Ng merece! Rsrrss...
Bjs!

Rapha disse...

Com Chérie só funcionou o confinamento quando fizemos da forma indicada, Flavinha. Principalmente pelo fato de ela ficar muito tempo sozinha em casa, se a deixassémos solta, não teríamos como repreendê-la por ter feito as necessidades no lugar errado. Mas depois que ela aprendeu não faz no lugar errado de jeito nenhum, até quando está na casa de minha mãe ou minha sogra procura o lugar certo, uma maravilha.
Infelizmente, de um mês pra cá, ela tem se recusado a subir no Pipi Dollys. Por conta disso tenho comprado os tapetinhos higiênicos descartáveis, um gasto que eu não queria ter, mas não posso deixar a minha lindona se prender, não é mesmo?
Tenha perseverança que sua linda Nessie aprenderá! Será que ela não utiliza o Pipi Dollys por ele estar no mesmo ambiente em que ela dorme? Pense nisso e, se puder, troque o lugar do xixi / cocô.
Chérie ama fica no ar condicionado, nunca vi... se esparrama toda, bem folgadinha! Quando ela era da idade de Nessie, tb passu um período tossindo da mesma maneira como vc descreveu. Fiquei muito preocupada, mas depois percebi que ocorria mais depois que ela se agitava, era como um engasgo mesmo. Li em alguns sites e tb soube através da vet que era por causa do tamanho da traquéia, mas depois que ela cresceu é raro ocorrer.
Desculpa pelo tamanho do texto, é para compensar a falta de comentários nos posts anteriores ;)
Bjo,
Rapha.

D. disse...

Flavinha...olha, eu não sou nenhuma estudiosa, mas acho que o seu método não dará muito resultado não. Toda vez que você bronqueia e tal ela vai criando um processo ansioso e pode inclusive estar criando um certo trauminha.Ela não tem como controlar a vontade né??!
Meu exemplo: quando a Filó cehgou tentei de tudo isso aí. Na época o pipi dollys dela ficava na varanda. Ela não fazia de jeito nenhummmmm!!E mais...fazia xixi e começava a ficara ssim, sem gracinha e receosa...Ela não ia na varanda de JEITO NENHUM!OU até ia, mas fazia em qualquer lugar menos no bendito do pipi dollys.
Engraçado que ela sempre dormiu comigoe NUNCA fez na cama durante a noite.Mas durante o dia era um INFERNO.
Quando resolvi fazer o confinamento ela já estava bema costumada comigo e eu com ela, mas decidi encarar. Sofri mais do que ela, mas foi a melhor coisa que fiz. Ela ficou lá usn dois dias direto. Choravaaaaa. Quando eu não aguentava de dó ficava dentro do cercadinho com ela, mas n era sempre que dava. Com dois dias ela saia sempre que fazia xixi.Eu brincava perto do cercadinho mesmo e colocava.Eu não cumpri a risca o tempo que deve ficar no cercadinho, mas foi quando ela começou a acertar.Ahhh e uma coisa que meu esposo sacou e que eu acho que fez TODA a diferença foi mudar o PIPI dollys do lugar original. Não sei, mas achei que ela achava que quando a colocava lá depois da bronca ela meio que tomou trauma.E realemente acho que isso ajudou.
Uma coisa que vai leh ajudar muito:se vc quiser acostumar ela a fazer xixi fora de casa os passeios irão ajudar a regular isso. Eles amammmmmmmmmmm passear e a rua é propício por vários motivos ao xixi. Filó tem os horários dela. Ela passeia no mínimo 03 vezes ao dia( o ideal, mas pelo menos duas é necessário), não só pelo xixi, mas pq ela ama e precisa gastar energia. Depois disso ela virou um reloginhoooo!!
Flavinha...eu achei que o york foi uma raça que demorou a aprender o xixi, mas já li a confirmação dessas idéias minhas em algum lugar. Tlvz por ser doce demais eles n lidam bem com broncas, gritos e tapinhas.Para Filó basta o castigo(ela fica mesmoooo, acredite).Mas, em geral, eles cristalizam o conhecimento com 5 meses por aí!
Os passeios vão lhe ajudar, mas mesmo assim é importante que ela saiba aonde fazer quando estiver em casa.Falar PASSEAR aqui em casa gera uma fseta de carnaval. E aíd e mim se falar que vamos passear e for fazer algo antes...Filó elouquece.
Diferente da filhotinha de Michele...Filó sobe desce em lugares inimagináveis para o tamanho dela. É uma louca. Ela tinha tudo para participar de Agility, masssss...rsrs



Escrevi um livrooooooooo!!Desculpas, mas dá trabalho mesmo.

beijos

Mariana Elsuffi disse...

Flavinha tb acho que é normal sim ela ainda fazer xixi e coco nos lugares errados, ela ainda é uma bebe e como uma criança mesmo, vai aprendendo com o tempo...ex da Liz: ela fazia e ainda faz de vez enquando xixi nos lugares errados, principalmente qdo um dos dois quartos daqui de casa que ficam fechados justamente por causa dela estão abertos. Antigamente o pipi dollys ficava na cozinha proximo a maquina de lavar, na maioria das vezes ela ia lá e fazia e toda vez q ela acertava fazia a maior festa dizendo que estava certo e dava um petisco, toda vez q errava brigava e fazia a mesma coisa que vc xixi e coco aqui! depois fui percebendo que ela começou a fazer direto na varanda que pra mim não foi ruim, pq limpava jogando agua e sabão e ficava satisfeita ai veio a ideia de colocar o pipi doly na varanda, foi a coisa mais certa que eu fiz...mais ainda assim ela algumas vezes n faz tao certo, faz na varanda perto do pipi doly (mas como tb tenho uma parte de culpa nisso tudo não reclamo - pq ela nao passeia como deveria) ontem mesmo qdo levei ela para passear coloquei o sapatinho nela, a coleira e pela primeira vez ela começou a pular como Mi acima falou de um dos filhotes dela...a Liz parecia uma maluca galopando no meio da rua, percebi o quanto estou prejudicando minha filhota...decidir passear mais vezes com ela...o problema é que minha rua é imunda e ela ama ficar na minha cama, no sofá! Ahhhh detalhe Liz na semana do carnaval fez xixi no sofa cama daqui de casa pense na raiva que eu fiquei, mas passei 1 litro de alcool e 1 litro de vinagre kkkk ainda bem q nao ficou com fedor nenhum e nesse dia tb deixei ela de castigo a maior parte do dia trancada na varanda e sem falar com ela e posso dizer q ela entendeu direitinho o castigo.
A Liz dorme no ar condicionado e é tranquilo, nunca tive problemas e acho q nesse calor nao fara mal até pq elas sao peludinhas....a tosse deve ser por agitação mesmo...

tb escrevi um livroooooo

fique calma que sua filhota vai aprender tudo sim...a Liz começou a assimilar nos 6 meses...

bjus

FláviaBGS disse...

Meninassssssssssssss amei os "livros" que vcs escreveram!!!!!!!!!!!!!! Por mim pode ser assim em todo post ok??? rsrsrs
Muito abrigada pela ajuda! Me tranquilizou e esclareceu um bocado!!! bjão!

Mãe de yorkie disse...

Olá Flávia, infelizmente, o método de dar bronca não vai funcionar, a única coisa que vai acontecer é que ela vai ficar com medo de você, mas quando não estiver presente ela fará tudo errado novamente. Recomece o “confinamento”, mas dessa vez siga rigorosamente, isso fará toda diferença, no inicio ela vai estranhar e pode ser que choramingue, mas, é importante ser firme, é preciso disciplina nessa hora, tanto para você quanto para ela. Nunca encare a disciplina como “castigo”, se pensar assim, vai ser difícil para ambas. Se fizer tudo direitinho terá sucesso. Parabéns pela sua linda Nessie, ela ficará linda e com seu esforço será muito educada também.
E a tosse que ela apresentou, passou?

Precisando, estarei por aqui.

Beijosss

Flavi

FláviaBGS disse...

A tosse está melhor... mas as vezes ainda acontece... hj fizemos um hemograma nela para verificar isso... quando tiver noticias... posto aqui! Obrigada!

Andresa Bilhim disse...

Essa postagem é bem velha.. Mas estou passando por isso agora! SOCORRO! rsrsrs... Preciso de ajuda e me inspirei na sua ideia do blog e fiz um tipo parecido! rsrsrs... Por favor alguém.. kk' me ajude! umanocomigo.blogspot.com

FláviaBGS disse...

Hahah... vai dar tudo certinho Andresa. Just Keep Calm! rsrs bjs

Postar um comentário

Postagens populares

 
Copyright © 2010 Nessie & Eu. All rights reserved.
Blogger Template by