terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A troca da ração

Nessie é cheia de vontades, desde que chegou tem dado bastante trabalho para comer. A primeira ração que comprei para ela foi a Premier, que era a ração que ela comia no canil... eu não queria trocar pois achei que a troca de casa e o afastamento da mamãezinha (de 4 patas) e dos irmãozinhos dela já seriam muito estressantes. Por isso comprei a Premier para Yorkshire filhote. Acontece que ela nunca foi de comer espontâneamente, eu sempre precisava praticamente dar na boca para ela comer.

Como se não bastasse, Nessie decidiu rejeitar o pratinho... ela não queria comer nele por nada desse mundo... preferia mil vezes comer no chão ou na minha mão, mas no pratinho jamais... então eu fui tentando improvisar um pratinho para ela numa tampa de margarina, até que ela enjoava e eu tinha que arranjar uma tampinha de molho de tomate ou da papinha dela... precisei comprar outro... de inox como o de água, que ela está aceitando bem melhor, acho que o antigo pegava muito o cheiro da comida... por isso ela n gostava!

Inicialmente eu molhava a ração... depois, tentei seca, e ela preferiu... mas ainda assim ela nunca comia quando eu simplesmente deixava a comidinha do quartinho dela... as vezes ela chegava a ficar um dia inteiro sem comer até que eu fosse adulá-la. Por isso, quando ganhei o kit do filhote com uma amostra gratis da ração indoor para filhotes da Royal Canin que a Vet, que a vacinou me deu, fui tentando trocar aos poucos. Acontece que um amigo, que tem vários cachorros, me disse que quando ele troca a ração para uma melhor, ele não faz a transição gradativa, apenas quando troca para uma ração pior... então, como Nessie estava rejeitando a mistura tb, comecei a dar logo só a ração nova no 3o. dia, mas não teve jeito... ela começou a rejeitar a comidinha nova tb... foi então que tive a brilhante idéia de molhar a nova ração, pois embora ela preferisse a Premier seca, de repente a Royal ela poderia preferir molhadinha... e foi dito e feito.

Nessie continua sendo meio fraquinha de boca... para comer, só adulando mesmo (kkk agora entendo meu pai quando me obrigava a comer quando eu era pequena) mas pelo menos ela está comendo bem mais da Royal Canin agora que molhei. Tvz essa ração seja mais pesadinha, e por isso ela coma uma quantidade menor né? Pq de qq sorte ela fica com a barriguinha cheia... (inchada inclusive... fico morrendo de pena, pq ela fica querendo sair para vir fazer as necessidades na sala, mas cada vez que ela dá sinal eu coloco ela de volta no quartinho, em cima do Pipi Dollys, e então ela não faz... fica esperando eu soltar ela de novo... será que isso está fazendo mal a ela??? Que ela está ficando entupida? O que fazer então??? Oh Céus, Oh vida!!! rsrs)

Ontem a amostra gratis de RC Indoor para filhotes acabou e eu comprei a própria para Yorkshire filhotes... a vet do pet shop onde comprei me disse que entre rações da Royal Canin não precisa de transição, conforme instruções da própria marca. O único probleminha é que as fezes dela estão um pouco mais moles, mais claras e com um odor mais forte do que antes... será que a Royal Canin para Yorkie filhote não é tão boa quanto a RC Indoor para filhotes nesse aspecto? (Pq quando dei para ela a amostra grátis desta última, o cocôzinho de Nessie saía durinho, pretinho e sem cheiro...) Ou será que é apenas a fase de adaptação do intestino dela???

Só esperando para saber... de qq forma, tenho dado o Puppy Palitos para ela, que tem probióticos que facilitam a digestão o que vai evitar que ela fique sentindo cólicas.

Realmente... ter um cachorrinho envolve muita dedicação e amor... a cada é uma descoberta, é algo novo que você precisa desvendar... espero que entre erros e acertos... tudo dê certo no final... e minha bbzinha se torne uma linda e sadia Yorkie!

2 comentários:

D. disse...

Flavia
A Filó tb sempre foi fraquinha de boca...eu sempre deixei ração a disposição dela. Quando ela foi crescendo e por ela mesmo estabelecendo os horários foi que eu comecei a fazer a retirada do pratinho só colocando-o nos horários corretos. A fase em que ela mais me deu trabalho foi na troca dos dentinhos, mas acho que era natural!|Hoje ela tem dois horários sagrados de refeição e come muito bem nos dois(embora comprando com a minha vira lata ela "belisca").
Sempre alimentei ela com Royal Canin para filhotes de yorkshire.Filó tem um pêlo de dar inveja em brilho!Um dos itens da ração é estimular "os apetites mais caprichosos". Sem dúvida uma excelente superpremium!!Quanto ao cocozinho acredito que o fato de vc ter saído de uma indoor que trabalha justamente nisso e passado para uma que não tem essa preocupação específica pode ter feito vc notar a diferença.
Hoje , exatamente estou fazendo a troca para Royal Canin Adultos yorks e espero que ela se adapte, mas serei sincera com vc...eu dou petiscos .Coloco caldinho na ração(sem temperos fortese pouco) as vezes para agradar, pinico salsicha(tenho uma amiga vet que faz isso-escondido dos clientes..hehe) e cozinho galinha sem sal e sem óleo (sem aquela capinha de gordura tb) e desfio na ração(ela amaaaaaaa). Não faço isso sempre, mas faço!!!E Filó está linda , saudável e muito comilona ultimamente.
Bom...agora mesmo vou buscá-la no pet!
Não digo para vc dar petiscos não: pq depois acostuma e eles fazem uma carinha maravilhosa para vce dá um trabalho dizer não! Eu faço pq além de saúde quero mimá-la, mas sei que não deveria...rsrsr
Mas essa ração é boa e yorkshire é uma raça que come muito pouco e gasta muita energia.
Beijos

FláviaBGS disse...

Duda... mas tá fedendo mesmooooooooo! Mais do que quando ela comia a premier!

Postar um comentário

Postagens populares

 
Copyright © 2010 Nessie & Eu. All rights reserved.
Blogger Template by